segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Nuvens sao tao nuvens *--*

Quando era criança, não achava que as nuvens eram feitas de algodão. Eu gostava das nuvens, mas não passava pela minha cabeça que elas eram feitas de algodão. Até parece, mas nuvem é nuvem; algodão é algodão. Nuvem não nasce em árvore e algodão não cai do céu. Usando a minha aula de filosofia: essa comparação é utilizada para tentar explicar algo aparentemente inexplicável. Se foi, eu não sei; não sabia nem que existia filosofia quando era pequena. E, também, não estou chamando meus pais, meus avós, meus tios e os professores do colégio de mentirosos. Eles não estavam fazendo isso por mal, apenas estavam tentando diminuir nossa lista de dúvidas. O céu me era mais intrigante do que as nuvens. Não me diziam de que era feito o céu, me informavam e eu via de que cor era o céu. Me questionava porque o céu era tão azul. No final da tarde, ele tem umas pinceladas amarelas, vermelhas, roxas, mas, mesmo assim, continua muito azul. Azul claro durante o dia, azul escuro durante a noite e azul acinzentado nos dias nublados. Se as nuvens estão no céu e não são tão azuis, elas não são o céu? Não, digo novamente: nuvem é nuvem! Há um tempo atras, numa aula de física, ouvi da boca de um adulto que as nuvens são gotículas de água suspensas no ar. Fim de papo. As nuvens dele são feitas disso; ele pensa que basta dizer, numa aula, a constituição delas para quebrar mais uma teoria infantil de estrutura? Me poupe! Nuvens são bonitas e inteligentes demais para serem somente gotinhas de água reunidas. O que é? Nuvens são inteligentes sim. Nunca percebeu? Não é toda coisa que consegue mudar de cara toda hora e continuar encantando quem as admira. Não é todo mundo que consegue ficar com cara de cachorro, girafa, porco, caneta, namorado (tem gente que diz que ver o rosto da criatura no céu; eu ainda não vi), livro, prancha de surf, tesoura, televisão, garfo, lata de leite e garra de coca-cola. Nuvens conseguem isso. E quando uma pessoa diz que está vendo um hipopótamo no céu, não tem que o faça mudar de ideia. Nuvens ainda são convincentes. Esse atrevido professor ainda disse que quando as gotículas de água se condensam, as nuvens viram chuva. Ontem, quando eu tomei um banho de chuva, estava, na verdade, tomando um banho de ex-nuvens? Coitadas! E ainda tem gente que anda todo encolhido na rua quando está chovendo! Nuvens são tão delicadas - só nos dias que elas irão deixar de existir, nos dias de chuvas, nos quais elas ficam com cara de poucos amigos, inchadas e escuras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário